Textos

Adultério x divórcio
Marcos 10: 1. Levantando-se Jesus, partiu dali para os termos da Judéia, e para além do Jordão; e de novo as multidões se reuniram em torno dele; e tornou a ensiná-las, como tinha por costume. 2. Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3. Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4. Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5. Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] 8. e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. 11. Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12. e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.
http://bibliajfa.com.br/app/portuguese/41N/10/1

Esse texto me parece bem claro quanto ao laço indissolúvel do casamento. E vem como um açoite sobre os que tem feito o que diz nos dois últimos versículos.

Mas, observemos que o adultério só ocorre se houver união marital de um ou de outro.

Entretanto, como é natural, há uma ressalva. E está prevista no seguinte texto:

Mateus 5: 32. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.

O Espírito Santo ratifica por Paulo o que diz Jesus no texto ao início:

Romanos 7: 2. Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. 3. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.

Portanto, a mulher não deve deixar o seu marido, e o marido não pode repudiar a sua mulher.

Então, no caso de mulher que deixou o marido, deve fazer o que diz o Espírito Santo por Paulo:

1 Coríntios 7: 10. Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11. se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Mas, e se caso o marido repudiar a  sua mulher, ela for de outro homem e o marido a querer de volta? Esse caso está também previsto, veja:

Deuteronômio 24: 1. Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. 3. e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer; 4. então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.

Sítio “Deus me deu” - Ramal Água Preta - AM 010 - Km 32

Manaus-Am, 13/10/2018

Oli Prestes
Missionário

oliprest
Enviado por oliprest em 15/10/2018
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr