Textos

¿Por qué no te callas?
Essa pergunta se tornou célebre nestes dias, pois foi pronunciada pelo rei Juan Carlos, da Espanha, e foi dirigida ao presidente da Venezuela, Sr. Hugo Chávez, quando este, participando de uma conferência, estava a falar coisas que ele pensava terem ocorridas e pretendidas pelos dirigentes espanhóis. Hugo Chávez tem se destacado na mídia internacional, devido a sua falácia.

Já falamos algumas coisas sobre a língua, como o trabalho que elaboramos intitulado “Dai rédeas nas línguas”, cujo título é o que o Senhor nos falou em certa ocasião. Também já falamos sobre o poder da palavra, no artigo que elaboramos com o título “O poder da palavra falada”. E agora vamos falar sobre falta de domínio no falar.
O Espírito Santo, instruindo ao seu povo pelo apóstolo Tiago, diz sobre a língua:

“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.  Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.  Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.  Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!  Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.  Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;  a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.  Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.  De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.” (Tiago 3:1-10 RA)

No livro de Provérbios de Salomão há abundantes passagens sobre a atuação da língua. Veja:

“Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco.” (Pv. 10:20 RA)

“A boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será desarraigada.” (Pv.10:31 RA)

“A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia.” (Pv.15:2 RA)

“A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito.” (Pv.15:4 RA)

“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim.” (Pv.15:7 RA)

Nessas passagens além de manifestar o correto proceder da língua dos justos e sábios, também mostra o oposto com relação ao ímpio e/ou a sua língua. Mas além dessas passagens, existem outras que são mais enfáticas com relação ao ímpio e tolo, veja:

“Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,  coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal,  testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv. 6:17-19 RA)

“Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.” (Pv.12:18 RA)

“O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento.” (Pv.12:19 RA)

“O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.” (Pv.17:4 RA)

“O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal.” (Provérbios 17:20 RA)

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Pv.18:21 RA)

“Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal.” (Pv.21:6 RA)

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv.21:23 RA)

“A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos.” (Pv.25:15 RA)

“O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado.” (Pv.25:23 RA)

“A língua falsa aborrece a quem feriu, e a boca lisonjeira é causa de ruína.” (Pv.26:28 RA)

“O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.” (Pv.28:23 RA)

“Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.” (Pv.31:26 RA)

Essas passagens bíblicas inspiradas por Deus a Salomão são, por si só, suficientes para trazer à luz a vontade de Deus para com os seus filhos, instruindo-lhes em como ser e proceder com relação a língua. E chega ao ponto de dizer que o poder de vida e morte está na língua. (Pv. 18:21)

E com relação a mulher-igreja diz que ela fala com sabedoria, e que a instrução da bondade está na sua língua. (Pv. 31:26)

O apóstolo Paulo, o apóstolos dos gentios, ou seja, o apóstolo a quem foi confiado o ministério de evangelização dos gentios, inspirado por Deus, diz:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef. 4:29 RA)

Outrossim, em outra epístola, ele diz:

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Cl. 3:16 RA)

Mas, com relação a isso, o que tenho visto sempre é que o povo que se nomeia de povo de Deus, quando se encontra, só fala de coisas materiais, enfermidades, relacionamentos, conflitos, etc. O que me leva a concluir que não são espirituais, mas carnais.

Quando Maria, mãe de Jesus, visitou a sua prima Isabel, esta, sem que soubesse previamente que Maria estava grávida, falou movida pelo Espírito Santo:

“Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,  entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.  Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.  E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!  E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?  Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.  Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.” (Lc. 1:39-45 RA)

E Maria, também possuída do Espírito, cantou:

“Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,  e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,  porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,  porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.  A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.  Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.  Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.  Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.  Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia  a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.” (Lucas 1:46-55 RA)

Vimos o que sucede no encontro de mulheres espirituais ou mulheres de Deus.

Em várias ocasiões em que somos oportunistas para manifestar as coisas que Deus nos tem ensinado, temos sido mal interpretados e resistidos por pessoas que dizem ter o Espírito Santo. Ainda há poucos dias, quando falei algo sobre Sara, dizendo que ela chamava a Abraão de Senhor, fui resistido, e recebi a seguinte resposta de uma dessas pessoas: “Sara era uma velha coroca.” Ora, segundo as Escrituras, Sara é mãe do povo de Deus, veja:

“Como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.” (I Pd. 3:6 RA)

E essas mesmas pessoas que agem assim, falam muito, mas manifestam apenas aquilo que pensam e acham, e não gostam de ouvir o que temos falado ministrando aquilo que o Espírito nos tem ensinado. Chegam ao ponto de dizer que somos muito estudados para os seus gostos.

Entre essas pessoas que me tem resistido, há uma que se diz ter “o dom da palavra”, faz faculdade de teologia, e se diz possuidora de treze cursos.

Não é sem razão que uma delas está vivendo conflitos com o seu cônjuge, a ponto de ter que se ausentar do seu lar. Porque não sabe calar, porque não sabe se submeter, porque quer estar em pé de igualdade com aqueles a quem deveria ter acima de si. Porque quer ser mestra, apesar de não ter alcançado a medida para isso.

Essa mensagem me foi dada no meio da madrugada, mas devido eu não dispor de liberdade plena para colocá-la no papel nessa hora, devido estar em casa de familiares, deixei para escrevê-la pela manhã. E ao ligar a televisão para assistir os programas evangélicos, qual minha surpresa, um ministro discursava sobre o mesmo tema: “a língua”. Também no programa seguinte o outro ministro que discursou falou também sobre a língua. Então Deus está manifestando o que é necessário para o momento, e que já foi manifesto por Ele através de Salomão, que escreveu:

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv. 21:23 RA)
Aliás, disse Deus por Salomão:

“O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber. O coração do sábio é mestre de sua boca e aumenta a persuasão nos seus lábios.” (Pv.16:21-23 RA)

“Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.” (Pv. 17:28 RA)

Então “¿Por qué no te callas?”
oliprest
Enviado por oliprest em 19/12/2007
Alterado em 30/09/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr