Se reeduque
O ser humano aprende desde que ele nasce, mesmo que não frequente uma escola secular. Entretanto, é possível que, nesse aprendizado, ele assimile modos e comportamentos que tenham que ser revistos ou modificados depois.
Mas isso não acontece só na infância. Também acontece nas idades posteriores. Pode ser na mudança de hábitos, pode ser por conhecimento de outra técnica ou jeito mais prático.
Eu tive um professor de instrumento, que declarou que ele foi tocador de banda por muitos anos. E que ele achava que sabia tocar bem o instrumento no qual ele era versado. Entretanto, depois que ele se tornou religioso e entrou em contato com a música sacra e o modo técnico da música, ele disse que teve que reaprender tudo o que ele julgava que sabia, e concluiu que ele não sabia nada de música.
Isso também pode acontecer pela audição repetida de músicas de má qualidade. A pessoa julga que essa é de boa qualidade, pois o seu ouvido se acostumou com ela.
Quem se acostumou com o padrão musical de louvor brasileiro, pode achá-lo bom. Mas comparando-o com outros padrões musicais produzidos em outros países onde a música é levada ao extremo da perfeição, dá para se ver a distância que há entre elas.
Mesmo os países que parece não tinham habilidade musical religiosa cristã, hoje tem me impressionado com a grande aptidão para o louvor do criador. Entre eles eu posso citar os países do Leste europeu, e até países que não têm predominância religiosa cristã, como é o caso da Índia e do Paquistão ou até o Egito.
Enquanto isso, no nosso país, onde houve abundante produção de louvor a Deus, não houve aprimoramento não só da música em si, mas do acompanhamento musical, ou seja, dos instrumentos.
Tenho ouvido centenas de louvores e cânticos religiosos cristãos de dezenas de países, e o meu ouvido tem descoberto excelente qualidade na produção musical de muitos deles, apesar de eu já ter um déficit auditivo. Isso não tem me impedido de me deliciar com o que eu tenho ouvido, bem como de fazer uma comparação entre essas produções.
Até a Inteligência Artificial já está sendo usada para o louvor e a produção de mensagens bíblicas através do louvor. E a qualidade parece tão boa quanto a produzida por exclusiva ação humana.
Guarulhos-São Paulo, 14/05/2026
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 14/05/2026