Deus é bom o tempo todo
Em que reside a bondade de Deus? Pelo fato de Ele ser bom, significa que Ele não pode trazer o juízo ou o castigo? Vejamos.
Jesus declarou: “Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Mas será que a bondade divina se resume apenas a isso?
No convívio social, quando perguntamos como alguém está, é comum ouvirmos como resposta: "Tudo bem! Estando com saúde, o resto a gente resolve". No entanto, sou forçado a manifestar uma opinião divergente. Para o verdadeiro povo de Deus, a autossuficiência não existe; a nossa suficiência vem do Senhor. Ele é o nosso provedor. Aliás, a Escritura afirma que é Ele quem nos supre plenamente:
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição, e te coroa de benignidade e de misericórdia. QUEM ENCHE A TUA BOCA DE BENS, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia” (Salmos 103:2-5).
Mas para com quem Ele age dessa maneira? O próprio texto responde: “Pois quanto o céu está elevado acima da terra, ASSIM É GRANDE A SUA MISERICÓRDIA PARA COM OS QUE O TEMEM” (Salmos 103:11).
Por outro lado, para aqueles que pensam que Deus, por ser amor, jamais traz o castigo ou o mal da correção, o Senhor adverte por meio do profeta:
“E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e CASTIGAREI OS HOMENS que estão assentados sobre as suas fezes, QUE DIZEM NO SEU CORAÇÃO: O SENHOR NÃO FAZ BEM NEM FAZ MAL” (Sofonias 1:12).
Muitos possuem tudo o que os padrões humanos julgam suficiente para viver bem, mas passam a vida sem paz, deprimidos e oprimidos por forças malignas.
Portanto, não convém agir com lisonja, limitando-se a dizer da boca para fora que Deus é bom, sem buscar ser aquilo que Ele espera de nós: misericordiosos até para com os ingratos e maus, visto que essas são as verdadeiras características de Seus filhos.
Guarulhos-Sp, 10/10/2026
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/10/2026
Alterado em 23/10/2026